Leitura do artigo “Ensino-aprendizagem de programação: uma revisão sistemática da literatura” (doi:10.5753/RBIE.2015.23.01.182). Este artigo servirá de exemplo para a aula de revisão sistemática de hoje.
Algumas semanas atrás, encontrei um artigo que usa as instruções específicas de tracing (IPT) de certos processadores Intel para coletar informações de rastro de fluxo de controle com bom desempenho, com aplicações em fuzzying testing: https://blog.trailofbits.com/2021/03/19/un-bee-lievable-performance-fast-coverage-guided-fuzzing-with-honeybee-and-intel-processor-trace/. Uma dificuldade em utilizar informações de cobertura de forma genérica para identificar casos de teste flaky é medir a diferença de cobertura entre execuções de casos de teste. Talvez esta seja uma forma de conseguir fazê-lo com desempenho satisfatório. O código em questão está disponível em https://github.com/trailofbits/Honeybee
Separei alguns artigos do CibSE 2021 para leitura.
Só para lembrar: as métricas de 2021 do Google Scholar foram disponibilizadas ( fonte ).
No Conexão UTFPR da semana passada, foi abordado o tema de gamificação. Nessa linha, assisti o vídeo do CEIE (SBC) sobre Gamificação: https://www.youtube.com/watch?v=kEq2Tgeqkn4
Selecionei artigos candidatos à revisão no SIGCSE 2021. Muita coisa boa, inclusive com trabalhos relacionados ao tema do projeto da Mariana.
Ensino
Primeira aula sobre revisão sistemática no mestrado
A UTFPR começou a discutir como será o retorno às aulas híbridas e presenciais. O Fabri fez uma ótima apresentação em Cornélio sobre isso:
Resumindo: em algum ponto em setembro ou outubro, teremos o retorno às atividades de forma híbrida, com 5 a 20% das disciplinas. No início do ano que vem provavelmente teremos uma porcentagem maior híbrida e, talvez, até totalmente presencial.