Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
Next revision
Previous revision
work:configuração_inicial_do_ubuntu [2024/06/27 18:24] magsilvawork:configuração_inicial_do_ubuntu [2024/06/27 19:54] (current) magsilva
Line 1: Line 1:
 ====== Configuração inicial do Ubuntu ====== ====== Configuração inicial do Ubuntu ======
 +
 +===== Desativar suspensão automática =====
 +  * ''systemctl mask sleep.target suspend.target hibernate.target hybrid-sleep.target''
 +
 +===== Substituir GDM por LightDM =====
 +Por padrão, o Ubuntu ativa o GDM. No entanto, isso traz uma série de dependências e e o carregamento de bibliotecas relativas ao Gnome. Para economizar recursos da máquina, uma alternativa é utilizar o LightDM. Ele pode ser instalado e configurado da seguinte forma:
 +  * ''apt install lightdm''
 +  * ''dpkg-reconfigure gdm3''
  
 ===== Desabilitar AppArmor ===== ===== Desabilitar AppArmor =====
 +Como é um computador para fins de pesquisa, é preferível tirar proteções que podem dificultar a execução de estudos. No caso do Ubuntu, utiliza-se o AppArmor. Para desativá-lo, siga as seguintes instruções:
   * ''systemctl disable apparmor''   * ''systemctl disable apparmor''
 +  * ''apt remove apparmor''
  
 ===== Desativer Snap ===== ===== Desativer Snap =====
   * ''systemctl disable snapd''   * ''systemctl disable snapd''
   * ''systemctl disable snapd.socket''   * ''systemctl disable snapd.socket''
 +  * [[https://www.baeldung.com/linux/snap-remove-disable]]
 +
 +===== Instalação do Firefox =====
 +Atualmente o Ubuntu usa o Firefox do Snap. No entanto, nós não queremos a execução do Snap no computador. Assim, é necessário instalar o Firefox de outra fonte.
 +  * Remova o Firefox instalado via Snap: ''snap remove firefox''
 +  * Adicione o repositório do Firefox mantido pela Mozilla: ''add-apt-repository ppa:mozillateam/ppa''
 +  * Configure o apt para priorizar o repositório da Mozilla ao invés do repositório do Ubuntu, evitando assim o pacote do Firefox via Snap. Para isso, é necessário criar o arquivo ''/etc/apt/preferences.d/mozilla-firefox'', com o seguinte conteúdo:
 +<code ->
 +Package: *
 +Pin: release o=LP-PPA-mozillateam
 +Pin-Priority: 1001
 +
 +Package: firefox
 +Pin: version 1:1snap*
 +Pin-Priority: -1
 +</code>
 +  * Instale o Firefox: ''apt install firefox''
  
 ===== Configuração do Wake on Lan ===== ===== Configuração do Wake on Lan =====
 +
   * Configure a placa de rede para habilitar o Wake on Lan. Apenas algumas placas mantêm esta configuração entre reinicializações da máquina, sendo necessário configurar isso a cada inicialização do sistema. Utilize o script contido em   para gerar a configuração para as interfaces de rede de seu computador. Isso gerará um arquivo para configuração das interfaces de rede compatível com o Netplan do Ubuntu, armazenado em ''/etc/netplan/02-wol.yaml''.   * Configure a placa de rede para habilitar o Wake on Lan. Apenas algumas placas mantêm esta configuração entre reinicializações da máquina, sendo necessário configurar isso a cada inicialização do sistema. Utilize o script contido em   para gerar a configuração para as interfaces de rede de seu computador. Isso gerará um arquivo para configuração das interfaces de rede compatível com o Netplan do Ubuntu, armazenado em ''/etc/netplan/02-wol.yaml''.
   * Edite o arquivo ''/etc/netplan/02-wol.yaml'', removendo entradas referentes à interfaces de rede virtuais.   * Edite o arquivo ''/etc/netplan/02-wol.yaml'', removendo entradas referentes à interfaces de rede virtuais.
Line 16: Line 44:
       * Configurar o ''Suspend mode'' para ''S3 only''.       * Configurar o ''Suspend mode'' para ''S3 only''.
   * Para acordar alguns computadores via rede, é necessário usar o endereço MAC na ordem inversa (isso é devido a um problema nas placas de rede do chipset Nvidia, em especial aqueles que usam o driver ''forcedeth'' no Linux).   * Para acordar alguns computadores via rede, é necessário usar o endereço MAC na ordem inversa (isso é devido a um problema nas placas de rede do chipset Nvidia, em especial aqueles que usam o driver ''forcedeth'' no Linux).
 +
 +