This is an old revision of the document!
Semana 50 de 2022
Diversos
- Novo PPC do BCC-CM:
- Novo projeto pedagógico de curso do Bacharelado em Ciência da Computação da UTFPR-CM foi aprovado! A implantação iniciará no ano que vem (2023), mas a migração de estudantes para a nova grade/PPC será permitida apenas no segundo semestre.
- Independência de áreas de pós-graduação na UTFPR
- COPPG analisou e deu parecer favorável a uma mudança no mínimo inusitada. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR de Pato Branco (PPGEE-PB) enviou processo para análise do COPPG para poder conferir o grau de “Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação” aos formandos de seu curso de mestrado.
- Cabe observar que o PPGEE-PB está na área de Engenharias IV e que existe uma área específica de Ciência da Computação na CAPES.
- Considero um tanto descabido que um programa possa conceder um título de mestre referente a outra área. Imagine se isso fosse a regra, o caos que teríamos!
- Reconheço que existem programas de Engenharia Elétrica consolidados e cujos egressos são muito respeitados inclusive na área de Computação, vide o programa de pós-graduação da Unicamp na FEEC. No entanto, eles ainda concedem “apenas” o título de Mestre em Engenharia Elétrica, acrescentando após a área de concentração que, aí sim, pode ser “Engenharia de Computação”. Isso se observa em diversos outros programas que, ainda na área de Engenharias IV, incluem no nome do programa a palavra “Computação”, mas continuem informando que o mestrado é em “Engenharia Elétrica”.
- Existe uma grande diferença entre ter, no nome do programa, a palavra “Computação” e emitir o título de “Mestre em Computação” ou “Mestre em Engenharia de Computação”, como pretendido pelo PPGEE-PB. Uma pena que o relator e o COPPG não tenham percebido esse equívoco básico.
- Assim, é preocupante que o COPPG tenha chancelado tal alteração, que tal processo tenha sido relatado por alguém que não seja da área de Ciência da Computação e que ninguém da área de Ciência da Computação no COPPG tenha se manifestado contrário ao parecer (que foi aprovado por unanimidade!).
- Espero que a CAPES não permita tal alteração e que o COPPG e PROPPG revejam seus conceitos, respeitando a independência de cada área.
- O trecho da reunião do COPPG sobre esse processo está disponível em https://youtu.be/XX7MLqGr3qg?t=9300.