Processo de desenvolvimento de produto WMF

De Open Source Software
Ir para: navegação, pesquisa

Visão Geral

O Processo de Desenvolvimento de Produto - WMF é constituido de inúmeras tarefas que são, preliminarmente, identificadas através de feedbacks e são implementadas e introduzidas novamente por meio da equipes de desenvolvedores da comunidade do Mediawiki. O WMF busca avaliar, revisar e aprovar um produto que entrará em uso. De fato, o WMF atua em todos os produtos associados ao Wikimedia Foundation, e possui políticas para lidar com diferentes cenários e aplicações, prevendo fatores como complexidade e a alocação necessária de recursos para garantir, principalmente, a qualidade geral de seus produtos.

Etapa de verificação de produto

Existe uma sequência de passos pré definidas para o desenvolvimento de produtos da Wikimedia Foundation.

Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Esta tabela representa o processo de desenvolvimento ágil de software. O WMF permite que exista um ciclo durante o desenvolvimento de produtos, uma vez que o processo pode ser iniciado através identificação de novos conceitos e recursos.

Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

A priori, os pontos de verificação relacionados ao modelo WMF são compostos de tarefas e das partes interessadas do produto. O design cíclico da figura, representa o ciclo de iteratividade do modelo. Além disso, é possível visualizar e medida que leva em conta o tempo de produtos inteiros(meses a anos) e recursos(dias a semanas). As etapas do modelo WMF são constituídas por:

  • Compreender: é o estágio em que a equipe de desenvolvimento busca identificar o contexto o qual o projeto se insere;
  • Conceito: é o estágio em que ocorre a descoberta de novas idéias, através de pesquisas preliminares e definem-se a estratégia a ser adotada;
  • Planejar: é o estágio em que ocorre a definição das entradas(pessoas, recursos, previsões), saídas(tarefas), resultados(métricas) e das tarefas de manutenção.
  • Desenvolver: é o estágio em que ocorre a implementação do produto aliada a requisitos de qualidade e desempenho.
  • Liberar: é o estágio em que ocorre a validação pelas partes interessadas.
  • Manter: é o estágio em que ocorre a manutenção contínua de software. Melhorias ou novos recursos, reiniciam o design cíclico do modelo WMF.

Referências

Product Development Process - WMF. Disponível em: <https://www.mediawiki.org/wiki/WMF_product_development_process>. Acesso em 12 de Dezembro de 2019.