Semana 30 de 2024

This is an old revision of the document!


Semana 30 de 2024

Ensino

  • Introdução à programação
    • De uma turma de 46 estudantes, apenas três responderam o questionário que disponibilizei antes da greve. =
    • De modo geral, os respondentes não assinalaram dificuldade quanto a variáveis e a entrada e saída de dados. No entanto, os tópicos de comandos de seleção e modularização foram destacados com índice máximo de dificuldade por ao menos um estudante. Além desses tópicos, também foi observada alguma dificuldade quanto à tipos de dados, operadores e expressões.
    • No detalhamento das dificuldades encontradas, os estudantes focaram nas funções. Um estudante destacou dificuldade quanto ao uso do return (mais precisamente em quando utilizá-lo).
    • Quanto ao tipo de conteúdo a ser disponibilizado, um estudante pediu a disponibilização de vídeos.
    • Surpreendentemente, todos os estudantes assinalaram que usam o computador para estudar. Eu pensava que o celular seria mencionado, mas não foi o caso.
    • Quanto à monitoria, sugeriram manter a monitoria presencial, mas concentrada em um dia, e em converter ela integralmente para remota. No final das contas, ele ficou totalmente remota durante o período de greve.
    • Ainda quanto à monitoria, um estudante pediu para a monitoria ser na sexta-feira, depois das 15h30. Curiosamente, este também é um horário de atendimento à estudante que disponibilizo. Para o reinício do calendário, lembrarei aos estudantes quanto ao meu horário de atendimento. Também solicitarei às participantes do projeto Emílias para desempenhar alguma atividade de auxílio aos estudantes na sexta-feira a tarde, de modo presencial e remoto.

Extensão

Diversos

  • Dívida social
    • Olhei hoje o resultado dos projetos selecionados pelo Serrapilheira e resolvei conhecer um pouco mais a origem dessa instituição. Conforme apresentado por eles em https://serrapilheira.org/quem-somos/, o Serrapilheira é financiado pelos rendimentos de recursos doados pelo casal João Moreira Salles e Branca Vianna. Branca Vianna conceceu uma entrevista recentemente à UOL, contando um pouco da história da riqueza de sua família: https://capitalreset.uol.com.br/empresas/entrevista-minha-familia-enriqueceu-com-a-escravidao/. Ao ter ciência clara da origem excusa da riqueza de sua família, surgiu a necessidade de reparação. O Serrapilheira é provavelmente uma das formas para realizar isto. No entanto, o dinheiro da família Vianna já tinha acabado nesta altura do campeonato. Provavelmente o recurso é oriundo da família do marido, João Moreira Salles, herdeiro de Walther Moreira Sales, um dos fundadores do Unibanco, atual Itaú (maior banco privado do Brasil?).
work/2024-30.1721828796.txt.gz · Last modified: 2024/07/24 13:46 by magsilva