Ferramentas para auxiliar a realização de revisões sistemáticas
Revisão sistemática é um método para síntese de estudos experimentais primários (levantamentos, estudos de casos e experimentos), permitindo a identificação, a avaliação crítica e a síntese de evidências e o fortalecimento (ou a descrença) de teorias. Essa técnica é adotada em diversos grupos de pesquisa, constituindo um dos primeiros passos do método de pesquisa. As revisões da literatura são um elemento necessário para se manter atualizado quanto às novas evidências que se acumulam nas áreas de interesses dos pesquisadores e para identificar oportunidades de pesquisa.
Uma revisão sistemática segue um protocolo, estabelecido no primeiro passo da revisão, e é cuidadosamente documentada, permitindo a avaliação crítica e a replicação do estudo. Os mecanismos estabelecidos por esse método de pesquisa propiciam um controle adequado do viés dos estudos primários analisados e do viés inserido pela própria aplicação da revisão sistemática, consequentemente reduzindo as chances de se alcançar resultados errados ou equivocados.
Para facilitar a execução da revisão sistemática, tal como definido em seu protocolo, sugere-se a utilização de ferramentas que permitam o gerenciamento dos estudos coletados e analisados, das evidências extraídas e a síntese de resultados. Por exemplo, uma ferramenta poderia coletar, automaticamente, os artigos relevantes a partir dos critérios estabelecidos no protocolo, poupando muitas horas do pesquisador e, principalmente, reduzindo a chance de erros nesta etapa da revisão sistemática.
Portanto, esta proposta trata da definição e implementação de ferramentas que auxiliem a execução de revisões sistemáticas. Mais especificamente, espera-se que a ferramenta permita a recuperação automática de estudos a partir de bases de dados tal como IEEE e ScienceDirect.